Bancada oposicionista na Bahia protocola requerimento de CPI dos Respiradores

Confira quem são os 21 deputados que assinaram o requerimento; a abertura do processo depende da aprovação do presidente da Alba

Deputados entregam pedido de instalação da CPI na Assembleia Legislativa (Divulgação)

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolou, nesta terça-feira (26), um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso dos respiradores.

O documento foi entregue pelos oposicionistas à Secretaria Geral da Mesa Diretora, que deve encaminhar para a Procuradoria da AL-BA. Em seguida, caberá ao presidente da Casa, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), deferir ou não o pedido de abertura da comissão.

No total, 21 deputados assinaram o documento, incluindo os 12 parlamentares do União Brasil, os quatro do Republicanos, dois do PSDB, um PDT, um do PL e um do PSC. O número de 21 assinaturas é o exigido pelo Regimento Interno da AL-BA para que o requerimento seja encaminhado.

Participaram da entrega do requerimento os deputados Sandro Régis (UB), líder da oposição; Alan Sanches (UB); Capitão Alden (PL); Paulo Câmara (PSDB); Soldado Prisco (UB); Talita Oliveira (Republicanos); David Rios (UB); e Samuel Jr. (Republicanos).

“Oficializamos o pedido com todas as assinaturas regimentais. Nossa CPI será uma extensão da comissão do Rio Grande do Norte. Hoje, com esse fato [operação da Polícia Federal], mais do que nunca a AL-BA, independente de partido ou de posição política, tem a obrigação de apurar este caso, até porque estamos falando de quase R$ 50 milhões e 300 respiradores que poderiam salvar vidas”, afirmou Sandro Régis.

“Tenho certeza que o presidente Adolfo Menezes (PSD), como guardião da integridade desta casa legislativa, não irá se opor que o Parlamento cumpra o seu papel. Esperamos agora o deferimento desta peça para que a CPI seja instalada e que todos os fatos sejam devidamente apurados”, acrescentou o líder da oposição.

Deputados que assinaram o pedido de instalação da CPI dos Respiradores

  1. Sandro Regis (UB)
  2. Paulo Câmara (PSDB)
  3. Capitão Alden (PL)
  4. Tiago Correia (PSDB)
  5. Soldado Prisco (UB)
  6. Talita Oliveira (Republicanos)
  7. Robinho (UB)
  8. Luciano Simões Filho (UB)
  9. Laerte do Vando (PSC)
  10. Katia Oliveira (UB)
  11. Tom Araújo (UB)
  12. Pedro Tavares (UB)
  13. David Rios (UB)
  14. Alan Sanches (UB)
  15. Jurailton Santos (Republicanos)
  16. Adalberto Rosa (UB)
  17. Samuel Júnior (Republicanos)
  18. Mirela Macedo (UB)
  19. Carlos Ubaldino (PDT)
  20. Marcelinho Veiga (UB)
  21. José de Arimateia (Republicanos)
Sobre Darlan Alves Lustosa 8338 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários