Banho de cuia; Hospital de Formosa do Rio Preto sofre com falta de água

O Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto, na Bahia, enfrenta desabastecimento de água em suas dependências desde o último sábado (18). Já são quatro dias, em que pacientes internados estão tomando banho com uso de baldes e o odor fétido toma conta na unidade de emergência.

Profissionais de saúde estão higienizando as mãos com dificuldade. Já os profissionais de limpeza estão usando baldes com água para descargas em banheiros e outros seguem interditados.

Ontem, o filho de um paciente foi até uma casa vizinha ao hospital, “pegar emprestado” um balde com água, para que o pai internado, pudesse tomar banho. Uma fonte informou ao site na manhã desta segunda-feira (20), que até água para beber, familiares de pacientes estão comprando. Quem não tem dinheiro, conta com a solidariedade de vizinhos.

O escritório da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento foi procurado pelo Portal do Cerrado, que informou que o problema não é na rede de distribuição que abastece a cidade.

O Secretário Municipal de Saúde, o odontólogo João Rocha, precisa dar uma explicação a população de Formosa do Rio Preto, que enfrenta a precariedade na saúde pública municipal sob sua gestão. Na semana passada, a unidade de saúde recebeu a visita do prefeito Manoel Afonso, mas parece que sua presença não surtiu efeito.

A crise não é hídrica. É de competência ou a falta dela.

Desde a semana passada, outra crise abala as estruturas na cambaleante administração de Manoel Afonso, eleito pelo PSD do Senador Otto Alencar, quando a irmã dele entregou o cargo de Secretária Municipal da Educação. (leia aqui e aqui)

cidadeDestaque
Comentários (0)
Adicionar Comentário