Barreiras inicia plano de assistência técnica e extensão em comunidades rurais

A iniciativa prevê viabilizar serviços, materiais e insumos de apoio ao homem do campo, com o preparo de solo e distribuição de calcário junto às propriedades

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade às ações do Projeto Vale Produtivo – maior programa de fomento à agricultura familiar da região Oeste da Bahia, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras deu início ao Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) referente ao ano agrícola 2021/2022. A iniciativa prevê viabilizar serviços, materiais e insumos de apoio ao homem do campo, com o preparo de solo e distribuição de calcário junto às propriedades rurais do município.

A ação é realizada a partir de planejamento prévio e demanda levantada por associações de produtores rurais diante de ofício entregue na secretaria”, explica o secretário de Agricultura, José Marques. De acordo com ele, 12 frentes de trabalho estão responsáveis pelo preparo de solo em comunidades de Barreiras, divididas em sete eixos macro. “Nossa equipe técnica visita estes agricultores levando informações e orientações, em 2020, mais de 1.170 famílias que moram no campo foram contempladas com o Projeto Vale Produtivo, este ano, já ampliamos a ação”, lembra.

Assistência Técnica – Como forma de garantir uma assistência técnica individual e continuada aos agricultores do município, a equipe da Secretaria de Agricultura realiza atendimentos individuais junto às comunidades de Nanica, Assentamento Ilha da Liberdade, Km 30, Buqueirão do Justinho, Buqueirão do Rodrigues, Barrocão, Bezerro e Assentamento Santa Rita. Nestas localidades os profissionais repassam instruções sobre adubação e calagem, manejo de pragas e doenças, manejo sanitário e nutricional de rebanhos, entre outros.

O serviço de assistência técnica sempre foi uma carência para o pequeno produtor. Estamos muito satisfeitos com essa visita dos técnicos da prefeitura em nossas propriedades, é a primeira vez que tenho orientação de um médico veterinário na minha propriedade” diz a presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Santa Rita II, Eleni Pereira.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários