Bombeiros resgatam pica-pau em incêndio florestal em Luís Eduardo Magalhães na BA

"Serviço florestal é isso também, salvar viva e preservar natureza", diz bombeiro

(Divulgação: Corpo de Bombeiros)

Bombeiros resgataram um pica-pau que foi atingido por chamas em um incêndio no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, na última sexta-feira (17). O animal não estava conseguindo voar. Ele foi retirado da vegetação queimada.

“Nosso trabalho é bem minucioso, enquanto realizamos o combate verificamos também a existência de animais nas áreas atingidas”, explicou o tenente Jurandi Santos Araújo, dos bombeiros.

Neste domingo (19) o Corpo de Bombeiros continua o combate às margens do Rio Cabeceira de Pedras em Luís Eduardo Magalhães. Na região do Setor Industrial foi iniciado o monitoramento. Na BA-460 o incêndio foi controlado. Dois aviões modelo Air Tractor permanecem realizando o combate aéreo e o monitoramento de possíveis novos focos na região.

Barreiras – O combate continua na Serra do Saco (Povoado Sapé). No sábado (18) os bombeiros conseguiram evitar que o fogo atingisse um pasto com gado e algumas residências próximas. Mas regiões sul e sudoeste do povoado o incêndio foi controlado. Duas aeronaves modelo Air Tractor permanecem sobrevoando as áreas atingidas para apoiarem no combate com o lançamento de água e identificando possíveis novos focos.

Morpará – Em Mundo Novo e nas Serra da Caxambeira o combate continua. O trabalho permanece sendo realizado através de combate direto, apagando alguns focos encontrados ao longo da linha de fogo, bem como realizando construção de aceiros. Dois aviões modelo Air Tractors dão apoio no combate aéreo e realizam o monitoramento sobrevoando a área atingida para identificar possíveis novos focos.

Chapada (Lençóis) – O incêndio foi extinto.

Oliveira dos Brejinhos – O monitoramento continua na localidade de Serra Passo do Cavalo. Não houve reignição dos pontos combatidos anteriormente, contudo outros pontos de calor foram detectados na mesma localidade e não evoluíram para focos grandes em razão da rápida intervenção dos bombeiros.

Baianópolis – O combate continua na comunidade de Barbosa. As equipes conseguiram reduzir o foco que consumia grande área da reserva e com vários pontos de queima isolados.

Mulungu do Morro – O combate continua na área próxima a três fazendas. Os locais são de mata densa e fechada e de difícil acesso, fator que dificulta a progressão no terreno. Os militares também atuam através do combate direto, conseguindo reduzir a intensidade do incêndio. Os bombeiros também conseguiram combater um dos focos que ameaçava adentrar na mata. avião A ir Tractor apoia no combate e monitoramento aéreos.

Ituaçu – O incêndio está extinto na Serra do Boqueirão.

Tremedal – No Povoado de Lagoa Preta foi iniciado o monitoramento.

Campo Alegre de Lourdes – Bombeiros já estão em deslocamento para verificar um possível foco na região de Aroeira

Palmeiras – O incêndio foi controlado próximo ao entroncamento de Palmeiras.

São Raimundo Nonato – PI – Os incêndios foram extintos na região da Percata, assim como na área da Serra da Estação e na margem da BR.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários