Buritizinho e Barra do Brejo recebem Certificação da Fundação Palmares como Comunidade Quilombola

Moradores do Buritizinho e Barra do Brejo quando do Seminário Contra o Racismo Institucional em novembro de 2017

Quarenta e três famílias da  comunidade do Buritizinho/Barra do Brejo em Formosa do Rio Preto (BA), receberam a Certidão de Autodefinição à Comunidade Quilombola pela Fundação Cultural Palmares.

A certidão garante acesso a política de regularização territorial junto Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA

Para os quilombolas, descendentes de africanos escravizados no Brasil, é uma importante conquista ter a sua comunidade oficialmente reconhecida. É o primeiro passo de uma série de etapas até a titulação, e que já lhes assegura direitos dos quais antes não conseguiam usufruir.

Os moradores da comunidade de Buritizinho/Barra do Brejo são descendentes de escravos trazidos para a Fazenda Mocambo, localizada na cidade de Parnaguá no Piauí e recambiados posteriormente a fazenda Mocambinho localizada hoje da divisa entre Bahia e Piauí.

Certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares

 

 

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários