Casos de Covid aumentam mais de 100% em 22 dias na Bahia

Números já preocupam autoridades de saúde. Aumento foi de cerca de 128%

Foto: Reprodução/Pixabay

Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

Os casos conhecidos da Covid-19 na Bahia tiveram aumento, que já começam a preocupar as autoridades de saúde no estado. Dados divulgados na terça, pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado possui 2.155 positivados.

O número representa um aumento de 128% em relação ao início do mês, quando foi registrado 945 casos, em 1º de novembro. Naquele dia, a Sesab havia registrado 371 novos casos do doença nas 24 horas anteriores. Em termos comparativos, no último dia 21 foram 2.988 novos casos conhecidos nas mesmas horas anteriores.

Testes de covid feitos nas principais unidades de testagem da capital baiana, deram resultado positivo para 58% dos casos. Na região Oeste do estado, casos foram confirmados na última semana em Barreiras e Formosa do Rio Preto.

Aumento de leitos

Consequentemente, diante da alta de casos, o número de leitos de UTI tem aumentado a ocupação. No Hospital Espanhol, que é referência no tratamento da doença em Salvador, por exemplo, a ocupação aumentou de 80 (40 de UTI e 40 de enfermaria) para 101 (50 de UTI e 51 de enfermaria).

Uso de máscaras

Apesar do aumento de mais de 100% no número de casos, em menos de um mês, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) ainda não obriga a retomada no uso de máscaras. Na semana passada o governador Rui Costa, recomendou o uso do equipamento de segurança, mas descartou a obrigatoriedade, via decreto.

Nesta terça-feira (23), a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou uma resolução que determina a volta do uso de máscaras nos aeroportos do país e durante os voos. A medida começa a valer na próxima sexta-feira (25).

Com Bnews e Sesab

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários