A cidade de Ibotirama, no Oeste da Bahia, voltou a registrar a mais alta temperatura no país nesta segunda-feira (7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade foi a campeã com 37,1 °C, seguida, na Bahia, pela vizinha Barra, que alcançou 36 °C. Ibotirama superou outras localidades com calor intenso, como Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, e Canto do Buriti, no sul do Piauí. Respectivamente com 36,1 °C e 35,5 °C . Barra registrou 36 graus.
No mês passado, a cidade localizada da região do Velho Chico, superou os 39 ºC.
As duas cidades do Oeste da Bahia se destacaram por registrar as maiores temperaturas do país, até as 15h desta segunda-feira (7).
Temperaturas altas no Oeste da Bahia e previsão de tempo firme
Enquanto isso, Formosa do Rio Preto, também no Oeste da Bahia, registrava máximas de 33 °C, comprovando o calor que atinge a região. Infelizmente, a previsão do tempo ainda não aponta chuvas para os próximos horas. O tempo segue firme, com muitas nuvens predominando não apenas na Bahia, mas também em Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
O calor acentuado tem sido uma característica dos últimos dias na região, o que gera preocupações sobre o impacto na agricultura e no bem-estar da população. Até o momento, o Inmet alerta para a continuidade do tempo quente, sem mudanças significativas no horizonte. Pelo menos por enquanto.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado