Cidades do Sul do Piauí, Bahia e Ceará registram pequenos tremores de terra

Os pequenos tremores foram registrados em Júlio Borges (PI), Pirangi (SP), Maracás e Jacobina (BA) e Maranguape (CE). Os pequenos sismos registrados por novos equipamentos do laboratório de sismologia da UFRN, não são sentidos pela população.

Sismo, tremores de terra, tremor de terra, júlio borges, maracás, jacobrina, bahia, piauí, ceará
Cidade de Júlio Borges, no Sul do Piauí, registrou pequenos tremores no fim de semana — Foto: Reprodução /Prefeitura de Júlio Borges

As cidades de Júlio Borges, no Sul do Piauí, Maracás e Jacobina, na Bahia, Maranguape (CE) e Pirangi (SP), registraram sismos, que são pequenos tremores terra, de 2,3 de magnitude durante o fim de semana.

Conforme o G1, o registro foi feito pelos novos equipamentos, que ainda são provisórios, instalados ano passado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pertencente à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Segundo o pesquisador e doutorando em geografia Rafael Marques, os tremores de até 3 de magnitude não são sentidos pelos seres humanos e são muitos comuns, especialmente entre São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande no Norte e Ceará, por causa de fraturas geológicas e linhamentos existentes.

“Pequenos sismos de até 3º são pequenos tremores, muita baixa magnitude, de origem de falhas ou movimentação placa geológica em alguns pontos brasileiro, especialmente no linhamento transbrasiliano, que é uma grande faixa que passa por vários estados”,

explicou.

O pesquisador destacou a instalação de mais placas para ter um entendimento que o Brasil está no centro de placa.

sismo, tremores de terra, bahia, piauí, sismos
Cidade de Júlio Borges, no Sul do Piauí, registrou pequenos tremores no fim de semana — Foto: Reprodução
Sobre Darlan Alves Lustosa 8390 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários