Cinthya Marabá confirma pré-candidatura pelo PL após flerte do marido com governo petista

Ex-secretária oficializa entrada na disputa após reunião com lideranças do partido em Brasília

Cinthya Marabá confirma pré-candidatura pelo PL
Cinthya Marabá confirma pré-candidatura pelo PL após frerte do marido com governo petista - Foto: Instagram

A ex-secretária da Cidadania, Cinthya Marabá e esposa do atual prefeito de Luís Eduardo Magalhães, confirmou sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Partido Liberal, em reunião nesta quarta-feira (8) em Brasília em um cenário marcado por mudanças recentes na política na chamada capital do agro, com frerte de Júnior Marabá com o governo petista de Jerônimo Rodrigues.

Relacionada: Aliado de ACM Neto barra homenagem a Júnior Marabá na AL-BA

O anúncio ocorreu após reunião com o pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), além do presidente nacional da legenda, Waldemar da Costa Neto, e do presidente estadual do partido, João Roma. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), acompanhou o encontro.

Segundo Cinthya Marabá, a confirmação da legenda representa uma nova etapa na atuação política na região.

Leia também: Júnior Marabá prevê reeleição de Jerônimo e cogita saída do PP

“Hoje confirmamos nossa pré-candidatura pelo Partido Liberal. Acredito que, de agora em diante, iremos dar continuidade aos trabalhos que já iniciamos pelo Oeste da Bahia de forma mais objetiva”, afirmou.

Nome mais cotado era o de Júnior Marabá

Antes da definição, o nome mais cotado para disputar uma vaga nas eleições era o do próprio prefeito Júnior Marabá, como candidato a deputado federal.

No entanto, uma suposta mudança de posicionamento político do prefeito ao longo dos últimos anos alterou o cenário, quando ele adotou um discurso de aproximação com o governo da Bahia, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante entrevista ao programa Linha de Frente, da rádio Antena 1, o prefeito afirmou que não via impedimento em integrar uma base política de centro aliada ao governo estadual.

“Estar em um partido de centro, aliado a um governador que entrega resultados para os municípios, não teria problema algum”, disse.

Ele citou ações como a abertura de hospital com 120 leitos e a ampliação de UTIs públicas como exemplos de resultados da parceria institucional.

Em meio as críticas de seu próprio reduto eleitoral, a pré-candidatura de Cinthya Marabá, que nem sequer era cogitada, passou a ganhar força, com a possibilidade de se filiar a um partido ligado a base de Jerônimo.

Marabá chegou a criticar publicamente o tratamento recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e seu staff em vista a cidade de Luís Eduardo Magalhães. Agora com a nova rota e aproximação com o filho daquele o desprezou publicamente, Marabá acredita que a esposa será eleita.

Peso político de Luís Eduardo Magalhães

O cenário ganha relevância pelo histórico eleitoral do município. Em 2022, Luís Eduardo Magalhães foi um dos dois únicos municípios da Bahia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu no segundo turno.

Diante disso, a movimentação reforça o peso político da cidade nas articulações estaduais.

Com a confirmação da pré-candidatura, o cenário político no Oeste da Bahia passa por reorganização. De um lado, o PL busca consolidar presença em um reduto conservador. De outro, lideranças locais ampliam o diálogo com o governo estadual.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 11013 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, e atua com foco no desenvolvimento comunitário e na defesa dos direitos humanos. Com registro profissional 6978/BA, é um entusiasta da política como instrumento de transformação social e acredita no poder da informação para promover mudanças reais na sociedade.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários