Com 4 reuniões mensais, Câmara de Formosa do Rio Preto suspende sessão desta terça

Em janeiro, a casa que deveria fiscalizar os atos administrativos, recebeu de repasse mais de 1 milhão de Reais.

Duodécimo, Câmara, Formosa do Rio Preto, sessão
Foto: Reprodução

Com repasse milionário de duodécimo e com apenas 4 sessões mensais, a Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, suspendeu a primeira sessão de maio. Vereadores de oposição consultados pelo site, acreditam que a decisão do presidente da Câmara, vem depois de uma semana tumultuada na gestão do prefeito Manoel Afonso. Para esses vereadores, o presidente quer evitar críticas durante as considerações finais de cada edil.

O presidente, Hermínio Cordeiro, juntamente com os vereadores Sandoval Queiroz, Zé de Zuza, Meletinha, Antônio do Bode, Professor Edson e Joilson, são vereadores da base do governo municipal, que não criticam a gestão e não apontam soluções para os problemas. Enquanto isso, moradores que são, os que elegeram estes mesmos vereadores, penam com diversos problemas na saúde do município.

RELACIONADAS:

As críticas ao sistema de saúde municipal, gerido por João Rocha Mascarenhas, tem se intensificado por moradores nos últimos tempos, principalmente após uma família dizer que encontrou um familiar no necrotério, dado como morto, supostamente respirando. Em nota assinada no mesmo dia pelo Secretário Municipal de Saúde, chamou o ato de fake news e sem respeitar o luto da família, disse que vai interpelar na Justiça, além dos supostos disseminadores, os atos de vandalismos.(LEIA AQUI) Neste caso, uma familiar aparece no vídeo arremessando um balde de lixo no chão em um momento de desespero.

O caso ganhou repercussão, com publicações nos principais jornais e redes de TV.

Para um hospital que sequer tem medicamentos básicos, realmente, o balde de lixo deve fazer falta. Na semana anterior, o Portal do Cerrado presenciou a falta de Atrovent, medicamento básico para nebulização. O site questionou a diretora clínica do hospital, que informou que existe um problema na licitação, e disse que o fornecedor não tinha o medicamento, que custa nas farmácias do município menos de R$ 20.

Ainda assim, no ano de 2022, a Secretaria Municipal da Saúde pagou a fornecedores e prestadores de saúde, cerca 20 milhões. Somente em medicamentos e insumos, os valores passam de R$ 5 milhões, mas a falta medicamentos e insumos parece ser uma constante.

Ainda no mês de abril, a fossa na unidade de saúde transbordou e lixo e entulho tomavam conta da área externa da unidade hospitalar que fica vizinha a duas escolas do município. O problema só foi resolvido, após matéria do site.(LEIA AQUI)

Também em abril, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, disponibilizou dois técnicos para auxiliar na vacinação em Formosa do Rio Preto, depois que o município não atingiu o índice exigido pelas autoridades de saúde.

Dos 43 municípios do estado que não atingiram o índice, Formosa do Rio Preto é um único de todo o Oeste da Bahia a fazer parte da lista.

O Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, passa por uma reforma interminável. Até a identificação com o letreiro na porta de entrada, jamais foi concluída. Recentemente, um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostrava uma goteira que atingia uma cama hospitalar que, aliás, os móveis em aço, apresentam inícios de ferrugens.

Numa cidade em que calor passa dos 30ºC, diversos aparelhos de ar condicionados estão quebrados no hospital, que falta inclusive lençóis.

Mas ao que parece, as prioridades da administração da saúde são outras. Enquanto isso, segundo o Portal da Transparência, três empresas receberam mais de meio milhão de Reais, em sistemas de computador, no ano de 2022. Mas repare, nos postos de saúde, as fichas de pacientes são preenchidas em formulários.

Em tempo, a primeira sessão da Câmara de Vereadores em maio, foi remarcada para a próxima tera-feira (9).

RELACIONADAS:

Sobre Redação 6106 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ju

Decadência