Com aeronaves enviadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros debela incêndio em Barreiras

Aviões Air Tractor equipados com lança água darão suporte ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Doze bombeiros militares especializados em prevenção e combate a incêndios florestais e militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militares, tem atuado os últimos dias no combate ao incêndios nas serras do Saco e do Mimo em Barreiras na Bahia.

Durante a manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Bahia Sem Fogo, deslocou uma das duas aeronaves enviadas nesta hoje para atuação na região, fazendo um sobrevoo da área, quando foi detectada a inexistência de focos de queimadas. Os aviões são equipados com bambi bucket, tipo de bolsa de carregar água localizada na parte externa da aeronave, com capacidade de transportar até 1.800 litros. Ao sobrevoar a área do incêndio, a água é descarregada sob pressão em poucos segundos, criando um rastro de chuva sobre as áreas de fogo.

No entanto a principal técnica empregada ao combate aos incêndios tem sido o isolamento das áreas por meio de aceiros progressivos. O Corpo de Bombeiros tem adotado também a técnica de refriamento com a utilização de bomba d´agua Mini Striker, para frear o avanço do fogo sobre áreas próximas à rede de alta tensão, fazendas e estabelecimentos comerciais. “

“Entretanto, as movimentações do ar, fortes e constantes, dificultaram a ação de combate, reativando pontos quentes, e também transportando materiais incandescentes para áreas não afetadas,”

explica o capitão BM Murilo Rocha.
Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários