Com temperatura nas alturas, formosense deve redobrar a atenção

Foto: Portal do Cerrado

A temperatura deve chegar aos 39º hoje (21) em Formosa do Rio Preto no extremo oeste da Bahia, segundo informa o Instituto Nacional de Metrologia (INMET), ligado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Já o Centro de Estudos e Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, informa que a temperatura chegará aos 40º neste sábado (21).

A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Essa situação representa uma condição adversa para a saúde, podendo causar:

  • Ressecamento de mucosas do nariz e da garganta;
  • Inflamação das vias aéreas superiores, podendo desencadear sensação de secura e ressecamento da mucosa nasal, sangramento, obstrução nasal, espirros, dificuldade para respirar, tosse, crises de asma e rinite;
  • Aumento do risco de infecções respiratórias;
  • Piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

A recomendação é beber muita água; Evitar exercícios físicos em locais de poluição atmosférica acentuada, como em vias de alto trânsito de veículos;

Segundo o INPE, na quarta-feira (23) quando inicia a primavera, a temperatura deve bater na casa dos 41º.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários