do Estadรฃo Conteรบdo
BRASรLIA – Uma disputa judicial por uma รกrea de 366 mil hectares localizada na regiรฃo oeste da Bahia โ equivalente a cinco vezes o tamanho de Salvador โ culminou emย acusaรงรตes de grilagem de terras e fraudes de documentos.ย Entre os supostos beneficiรกrios do negรณcio estaria o cรดnsul de Guinรฉ-Bissau no Brasil, Adailton Maturino dos Santos. As denรบncias chegaram nesta semana ao Congresso e serรฃo investigadas pelos parlamentares.
As terras da chamadaย โFazenda Sรฃo Josรฉโ, localizada no municรญpio de Formosa do Rio Preto, estรฃo hoje nas mรฃos da JJF Holding de Investimentos e Participaรงรตes. A empresa foi criada por Josรฉ Valter Dias, que atรฉ entรฃo se apresentava como รบnico dono da รกrea, em sociedade com seu filho Joilson Gonรงalves Dias, e a advogada Geciane Souza Maturino dos Santos, mulher do cรดnsul de Guinรฉ-Bissau.
Alรฉm de ter a empresa em nome de sua mulher,ย Adailton Maturino dos Santos seria o responsรกvel por fazer supostas negociaรงรตes com produtores rurais que vivem na fazenda. Esses produtores alegam que sรฃo obrigados a pagar valores extorsivos para permanecerem no local, chegando a entregar atรฉ 80 sacas de soja por hectare da terra que utilizam. Adailton nega as acusaรงรตes e diz que os produtores รฉ que sรฃo os grileiros.
O caso deverรก ser alvo de investigaรงรตes pelo Congresso, por meio da instalaรงรฃo de uma Comissรฃo Parlamentar de Inquรฉrito (CPI). Na รบltima terรงa-feira, em audiรชncia na Cรขmara, os deputados da Comissรฃo de Agricultura afirmaram que Josรฉ Valter Dias, um dos sรณcios da JJF, teria adquirido as terras por meio de papรฉis sem validade, passando a extorquir produtores que se instalaram na regiรฃo hรก 30 anos.
Santos, por outro lado, acusa os produtores do Paranรก, que chegaram na regiรฃo nos anos 80, de serem os grileiros. O cรดnsul afirma que, em 2015, o Tribunal de Justiรงa da Bahia jรก havia determinado o cancelamento de matrรญculas e registros de um total de 336 imรณveis erguidos na Fazenda Sรฃo Josรฉ.
Nas diversas vezes em que analisou o caso nos รบltimos anos,ย a Justiรงa deu decisรตes distintasย sobre quem, efetivamente, seria o dono da terra. O imbrรณglio permanece sem soluรงรฃo e, nesta semana, chegou ao Congresso. O deputado Osmar Serraglio (PP-PR) disse que o caso serรก encaminhado ร Polรญcia Federal, Ministรฉrio Pรบblico e Receita Federal para ser investigado.
Adailton Maturino dos Santos โ que tambรฉm se manifestou em nome da mulher โ disse que lamenta que โparlamentares estejam sendo levados a equรญvocos a ponto de confrontarem com decisรตes da Justiรงa e do Conselho Nacional de Justiรงaโ.
O advogado dele, Guilherme Serpa da Luz, citou a Operaรงรฃo Oeste Legal, deflagrada em agosto de 2016 pelo Departamento de Repressรฃo e Combate ao Crime Organizado (Draco), como prova da desarticulaรงรฃo de grileiros na regiรฃo e afirmou que hรก muitas informaรงรตes falsas circulando sobre o assunto.
Para aos deputados, as investigaรงรตes precisam explicar, por exemplo, como Dias, que era borracheiro, seu filho e Geciane criaram a JJF com capital social de R$ 580 milhรตes.
As disputas pela รกrea remontam hรก 30 anos, quando o prรณprio Dias se apresentou como herdeiro das terras. O caso ficou parado, atรฉ que, hรก um ano, um juiz concedeu liminar dando posse a ele. A decisรฃo se baseava em um inventรกrio de 1915, que nรฃo definia os limites do terreno. O Ministรฉrio Pรบblico da Bahia classificou a decisรฃo judicial como um โpasse de mรกgicaโ que acabou por atingir uma รกrea imensa no Estado, mesmo sem nunca ter sido medida.
Cรดnsul questionado
Apesar de Maturino se apresentar como cรดnsul de Guinรฉ Bissau no Brasil, o Itamarary negou que ele possua esse tรญtulo. Nesta sexta-feira, 7, apรณs publicaรงรฃo de reportagem pelo โEstadoโ, o Ministรฉrio das Relaรงรตes Exteriores emitiu nota para esclarecer que โo senhor Maturino nรฃo รฉ cรดnsul de Guinรฉ-Bissau, tendo em vista que o Itamaraty nunca concedeu anuรชncia ร sua designaรงรฃoโ.ย
O Itamaray informou que, โde acordo com a legislaรงรฃo vigente, a anuรชncia รฉ requisito necessรกrio para o inรญcio do desempenho das funรงรตes de cรดnsul honorรกrio de paรญs estrangeiro no Brasil, bem como para o reconhecimento de qualquer imunidade e privilรฉgio.โ
Veja o link da matรฉria