O empreendedorismo de Mariosa e o sucesso da Cantina Caipira em Formosa do Rio Preto

Foto: Ítalo Lustosa

Empreendedorismo

Ela começou por um acaso. Seria um domingo qualquer na pacata localidade do Porto Limpo, alguns quilômetros do centro da cidade, as margens esquerda do rio Preto, ali em um pequeno bar  desprovido de quase  um tudo, final da década de 1990,  Mariosa sentada esperando o tempo passar com a calmaria típica da pequena e hoje pujante Formosa do Rio Preto. “Encarando a dureza da vida” quando duas pessoas que passavam pela estrada de chão , querendo saber se ela não cozinharia uma galinha caipira. O senso de oportunidade de d. Maria Soares bateu na mente na hora:

Faço!


Foto: Ítalo Lustosa

Antes disso, ela vendia as galinhas no centro da cidade de Formosa do Rio Preto. Ia de carona com um grande “isopor”  com galinhas tratadas, do Porto Limpo até o centro da cidade . Uma vez por semana viajava até a vizinha  Santa Rita de Cássia onde nasceu, depois de encarar dois ônibus e a carona. Chegava a noite pra vender na feira livre da cidade no dia seguinte. 

Ela tem um casal de filhos. O terceiro foi adotado “quando uma irmã-de-leite morreu e eu peguei pra criar”. Este ela chama de meu “caçula”. Tem  15 anos. Os outros dois já cursaram a universidade, fala a mãe Mariosa orgulhosa pelo caminho que percorreu e por ver os filhos formados. O terceiro vai seguir o mesmo caminho.

Sucesso

O segredo do sucesso de Mariosa deve ser a persistência. Passados mais de 20 anos, ela produz na propriedade tudo de forma orgânica para servir aos clientes. A união da família tem feito a diferença ao longo do tempo. O marido Sirley cuida da plantação onde é produzido o alho, cebola, o tempero verde e até urucum. Fazemos tudo, até o “arisco” é natural,  se referindo a uma marca de tempero pronto. “Fazemos tudo no pilão. No liquidificador não fica a mesma coisa não”, repete a simpaticíssima Mariosa,  primorosa no preparar da farta refeição.

Seu Sirley cuida da plantação orgânica na propriedade | Foto: Cleber L´Amorim

No restaurante da família a galinha caipira, preparada em panela de ferro e fogão a lenha, custa em média R$ 80, 00 e serve de 5 a seis pessoas, acompanhado de arroz, feijão tropeiro ou com caldo, saladas e o famoso “pirão de mulher parida”, o mais mole feito do caldo da galinha e engrossado com farinha de mandioca.

Cachaça produzida de engarrafada no Alambique Bos Vista na localidade de Porto Limpo em Formosa do Rio Preto (BA)

Ao final você ainda pode degustar uma cachaça produzida pelo “seu Sirley” no próprio sítio e preparada em infusão com algumas erva ou cascas-de-pau.

Mariosa com a cachaça produzida no próprio sítio

O que: Cantina Caipira

Onde: Estrada do Ouro – Porto Limpo
Quando: Todos os dias sob encomenda: (77) 999 816 723

Comida caseira preparada em fogão à lenha

Darlan Alves Lustosa
Publisher do Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Sandalo

Parabéns Darlan! Você sempre com suas boas notícias. Formosa conectada e bem representada na área de comunicação!