

O corpo do Papa Francisco foi sepultado neste sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em uma cerimônia reservada, fechada ao grande público e sem transmissão ao vivo. Roma testemunhou um espetáculo de fé, regada a emoção de fiéis do mundo inteiro, presentes no funeral do papa.
Uma multidão se formou para nas ruas históricas para acompanhar o último percurso terreno de Papa Francisco. O Papamóvel branco — o mesmo que marcou tantos encontros e viagens —, partiu da Casa Santa Marta, cruzou o Corso Vittorio, percorreu os imponentes Foros Imperiais, passou diante do majestoso Coliseu e seguiu pela via que leva diretamente à Basílica de Santa Maria Maior.
Assista ao vídeo:
O papa chegou onde sempre desejou descansar para a eternidade: no Santuário Mariano que tanto amou, venerado também por figuras como Santo Inácio de Loyola e São Francisco de Assis. Jorge Mario Bergoglio, agora, repousa para sempre sob o manto protetor da Salus Populi Romani, símbolo máximo da sua devoção mariana.
O caixão de madeira clara, simples, mas profundamente simbólico — marcado pela cruz, pelo lema e pelo selo dos jesuítas —, entrou na Basílica de forma solene. Sem qualquer ornamento, foi levado nos ombros dos guardas, ao som comovente de Antífonas e Salmos, enquanto o ritmo solene das Guardas Suíças e dos cardeais compunha a cena de despedida.
O cortejo parou diante da Capela da Salus Populi Romani. Ali, num gesto tocante, crianças ofereceram cestos de flores brancas à Virgem Maria, enquanto o caixão aguardava à entrada, como se pedisse a bênção final para a sua última viagem.
Somente depois dessa homenagem singela, mas cheia de significado, o caixão seguiu para o local da tumulação, encerrando, assim, o caminho terreno de um papa que conquistou corações ao redor do mundo.
Com g1 e Vatican News
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado