De Formosa do Rio Preto a Casa Nova, as terras dos ovos de ouro entram no olho do furacão

por Levi Vasconcelos do Bahia.ba

Quem tem razão na eterna guerra por terras em Formosa do Rio Preto, lá na divisa da Bahia com o Piauí?

Sabe-se lá. Há mais de 30 anos, José Valter Dias se diz dono de mais de 300 mil hectares de terras. Não é pouca coisa. O município de Salvador inteiro tem 70 mil hectares, isso quer dizer que a área em litígio é quatro vezes e alguns quebrados maior. E a partir daí se aí abriu a guerra sem fim, com imbricamentos que levaram alguns magistrados ao CNJ, incluso o presidente do TJ, Gesivaldo Brito. Ontem, uma ação policial prendeu suspeitos de propagar fake news contra magistrados.

A guerra em Formosa nasceu justo no momento em que o oeste baiano começou a ser a galinha dos ovos de ouro para o agronegócio. Em Casa Nova, município vizinho, o vetor foi outro: terras que nada valiam acenderam a cobiça de alguns a partir da implantação das torres para a energia eólica. Ou seja, áreas no meio do nada que viviam lá esquecidas, com os seus ocupantes, de repente viram uma tempestade de donos. Mas o problema está sendo minado no nascedouro…

Veja matéria completa no link abaixo:

De Formosa a Casa Nova, as terras dos ovos de ouro entram no olho do furacão

Levi Vasconcelos

Levi Vasconcelos é jornalista político, diretor de jornalismo do Bahia.ba e colunista de A Tarde.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8443 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários