Deputado Marcelino Galo lembra ataques a jornalistas em moção apresentada na Alba

Deputado Marcelino Galo Lula (PT) Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado estadual Marcelino Galo Lula (PT) destacou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a passagem do Dia do Jornalista, na última quinta-feira (07). Em moção de aplausos apresentada no parlamento, Galo observou que o cenário atual é muito perigoso para a prática do jornalismo, com o ataque aos profissionais que estão em busca pela informação de qualidade, sobretudo quando se trata de jornalismo investigativo.

O deputado ressaltou na moção o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) dentro das atividades do Fórum Social Mundial. O documento aponta que o ano de 2020 foi o mais violento para os jornalistas, desde o começo da década de 1990, quando a entidade sindical iniciou a série histórica.

Segundo o relatório, foram registrados 428 casos de ataques a jornalistas – incluindo dois assassinatos – o que representa um aumento de 105,77% em relação a 2019, ano em que também houve crescimento das violações à liberdade de imprensa no país.

Para Galo é preciso reforçar o apoio aos jornalistas também como forma de defender a democracia. “Atacar profissionais da comunicação é totalmente antidemocrático, no sentido que a imprensa cumpre papel fundamental para a participação da sociedade na vida pública.”

Além disso, acrescentou ele, nos anos da pandemia, o jornalismo foi uma atividade essencial, porque a maioria da população estava em casa e esses profissionais em campo levando informação sobre os mais variados assuntos”. Para o parlamentar, esses profissionais desempenharam esse trabalho com muita coragem.

“Mesmo em um cenário sem vacina, não se furtaram em estar nas ruas, apurando assuntos de interesse público”, afirmou ele, concluindo: “Por isso, assim como os demais profissionais

Sobre Redação 5910 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários