‘Deserto de Gilbués’: município piauiense é um dos principais núcleos de desertificação do país

Cidade foi palco de atividades econômicas que degradaram o solo, como a pecuária, a agricultura e a atividade mineradora, com a exploração de diamantes.

Voçorocas fazem parte da paisagem em Gilbués — Foto: Pedro Santiago/G1

O município de Gilbués, 850 km ao Sul de Teresina, tem uma das maiores áreas de solo degradado do Nordeste e é um dos principais núcleos de desertificação do país. Isso fez com que a região passasse a ser conhecida como o “Deserto de Gilbués”.

Na região há pouca chuva e em muitos pontos já não se encontra mais cobertura vegetal, devido ao processo de desertificação, fenômeno caracterizado pela transformação (natural ou como resultado de interferência humana) de uma área vegetativa em deserto.

“É a destruição física e química por erosão, está associada a duas casualidades: a fragilidade do clima, quando ele contribuí para desertificação, diminuição da chuva, aumento da temperatura, entre outras coisas, e também às causas humanas”, explicou o climatologista Werton Costa.
O climatologista afirmou que o Piauí é um caso excepcional, que a ciência tenta qualificar se é um exemplo clássico de desertificação ou não, porque o processo em Gilbués é diferente dos processos que ocorrem em outros estados nordestinos.

Veja matéria completa neste link.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários