Justiça determina nova eleição na Câmara de Santaluz

Câmara tem prazo de 72 horas para nova eleição, sob risco de multa de R$ 50 mil.

Justiça determina nova eleição na Câmara de Santaluz em 72 horas. O atual presidente Sérgio Suzart não poderá concorrer.
Foto: Bahia Notícias

A Câmara Municipal de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, terá que realizar uma nova eleição para a mesa-diretora no prazo de 72 horas. A decisão foi tomada pelo juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior, da Comarca local, na quarta-feira (19), e impediu que os atuais integrantes da mesa, incluindo o presidente Sérgio Suzart (Avante), disputem o novo pleito. As informações são do Bahia Notícias.

Decisão atende ao pedido do MP-BA

A medida atende a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que indicou que a reeleição de Sérgio Suzart para um terceiro mandato consecutivo fere a Constituição. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que casos como esse são inconstitucionais.

Caso a eleição não ocorra dentro do prazo, a Câmara de Santaluz poderá ser multada em R$ 50 mil por dia.

Interino assume presidência

Até a realização do novo pleito, o cargo do presidente da Câmara será ocupada interinamente pelo vereador mais idoso que não tenha participado de nenhum dos chapas concorrentes.

O juiz também citou decisões anteriores que afastaram o então presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), e o presidente da Câmara de Cansanção, ambos impedidos de exercer um terceiro mandato consecutivo.

No entanto, nem todos os presidentes das Casas Legislativas reeleitos três vezes são afetados pela decisão. O STF definiu como marco temporal o dia 7 de janeiro de 2021. Assim, aqueles que assumiram o primeiro mandato antes dessa data não terão sua recondução considerada inconstitucional.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9702 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários