As contas de energia elétrica vão ficar mais caras no Bahia. Isso porque, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 8,18% para as tarifas de energia da Coelba. O aumento está sendo aplicado desde o último sábado (22).
LEIA TAMBÉM:
Fazendas na Bahia são ocupadas por integrantes do MST
Para os consumidores atendidos em baixa tensão, residenciais, em sua maioria, o reajuste médio será de 8,66%. Já os atendidos em alta tensão, bem como indústrias e comércio de grande porte da Bahia, o acréscimo será de 6,91%.
Conforme a Aneel, o processo faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa, e os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior.
O reajuste da energia elétrica de 8,66% atingem também os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe), impactando quase 30 milhões de brasileiros. As novas tarifas aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira (18) são superiores às propostas pela própria agência em março.
O maior aumento (+8,66%) é para os consumidores de baixa tensão da Neoenergia Coelba.
Com Infomoney e Bahia.Ba