Escolas de Formosa do Rio Preto oferecem oportunidade para quem parou de estudar e desejam completar o ensino

Matrículas da rede estadual seguem até esta terça-feira (24), para modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos. Município também oferece a mesma modalidade para conclusão do ensino fundamental.

Imagem ilustrativa/reprodução

Escolas de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, oferecem turmas de ensino para quem, por algum motivo, tenha ‘parado’ de estudar e desejam agora completar os estudos, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Educação de Jovens e Adultos – EJA, também conhecido como ensino supletivo, é uma modalidade do sistema educacional que forma pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade adequada. O sistema permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

São disponibilizadas turmas do primeiro grau, neste caso oferecidas pelo município e turmas em duas escolas estaduais, destinadas ao segundo grau. Nas escolas municipais, os cursos acontecem em duas unidades da sede e em outras cinco da zona rural. (veja abaixo)

Estadual

Na rede estadual de ensino, as matrículas seguem até esta terça-feira (24) para alunos que precisam concluir o segundo grau para poder entrar em uma faculdade, seja ela presencial ou EaD. São duas escolas na sede: O Ceias – Colégio Estadual Isabel Araújo da Silva e o Censa – Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida.

No Ceias são oferecidas turmas para o 1º Ano do novo ensino médio nos turnos matutino e vespertino. E no noturno a EJA – Tempo Juvenil (alunos de 15 a 17) e EJA Tempo Formativo (alunos maiores de 18 anos.). Nas duas modalidades, o aluno cursa o 1º e 2º ano em um só. E EJA Tempo de Aprender, etapa VII equivale o 3º ano do Ensino Médio.

Já o Censa, no sistema EJA Tempo Juvenil oferece a Etapa VI 1ª/2 para alunos de 16 a 17 anos no período noturno. Além de turmas do novo ensino médio. O Censa também oferece a etapa VII 1º/2º ano, para maiores de 18 anos.

É importante que o aluno ou um responsável garanta a matrícula até esta terça-feira (24), por conta da programação da Secretaria Estadual de Educação na formação de turmas e disponibilização das vagas. A matrícula é feita pela internet no site disponibilizado pela Secretaria. (clica aqui e faça a matrícula). A SEC também disponibilizou um vídeo com as etapas da matrícula. Clique aqui e veja o passo a passo.

Vale ressaltar que a Secretaria de Educação do Estado trabalha com dados baseados no reordenamento realizado no ano anterior pelas unidades escolares, que estipulam a quantidade de turmas e vagas a serem oferecidas. Caso não haja matrículas efetivadas no quantitativo solicitado até a data final (24/01), o próprio sistema entende que essas turmas não são necessárias.

Informa Mercya Kielly, diretora do Colégio Estadual Isabel Araújo da Silva, em Formosa do Rio Preto

Município

Já quem não ‘terminou’ o ensino fundamental e deseja rapidez na conclusão, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto oferece a Educação de Jovens e Adultos destinadas ao público acima dos 15 anos – Etapa 1: Ensino Fundamental. A Prefeitura não informou até quando as matrículas seguem abertas.

Para efetuar a matrícula é necessário se dirigir até uma escola da sede ou zona rural e apresentar os seguintes documentos: cópia do RG; cópia da certidão de nascimento; comprovante de endereço e histórico escolar.

Na sede:

Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida: EJA- Segmento I: Para alunos do 2º ao 5º anos e no Colégio Municipal Coração de Jesus: EJA- Segmento II: Para alunos do 6º ao 9º anos. Segundo a prefeitura, o transporte é gratuito para alunos morando em bairros distantes do Centro.

Já na zona rural, as aulas são disponibilizadas nas seguintes localidades:

  • Coaceral: Escola Municipal Águas Claras
  • Arroz de Cima: Escola Municipal Presidente Costa e Silva
  • Canadá: Escola Municipal Pompílio da Silva Mendes
  • Intãns: Escola Municipal Luiz Viana
  • Tanque: Escola Municipal Cícero Prachedes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários