Estação Ecológica do Rio Preto; uma remanescente de floresta da Mata Atlântica e do bioma Cerrado

Localizada entre Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, abriga animais silvestres e promove conservação de espécies nativas

Reserva Ecológica Rio Preto na Bahia - Fotos: Portal do Cerrado

Por Luciana Roque | Portal do Cerrado

Vinte e dois quilômetros de distância separam o vai e vem de carros e o burburinho da região central de Formosa do Rio Preto de uma floresta cheia de biodiversidade. Trata-se da Estação Ecológica do Rio Preto, localizada nos Municípios de Formosa do Rio Preto (85%) e de Santa Rita de Cássia (15%), numa área de 4.757 hectares.

Preservado por legislação ambiental, o local tem visitação proibida. O desrespeito pode acarretar em multa e até detenção. A Estação Ecológica do Rio Preto foi criada em 06 de junho de 2005, considerando a importância do Rio Preto, afluente do Rio Grande, e a necessidade de evitar as ações humanas desordenadas, tendo a Pesquisa Científica como principal objetivo da criação. Foi considerado ainda, as características naturais da área abrangida, a exemplo dos remanescentes de florestas da Mata Atlântica e do bioma Cerrado, seu patrimônio cultural e ecológico e o apreciável valor cênico constituído pelo conjunto.

A Estação Ecológica é um local para pesquisas e cortada pelo Rio Preto, importante afluente do Rio Grande que desagua no Rio São Francisco – Foto: Portal do Cerrado

A Estação Ecológica do Rio Preto possui 37 quilômetros de perímetro, sendo sete quilômetros margeando o Rio Preto, 17 trilhas para monitoramento e fiscalização, totalizando 42 quilômetros e quatro mirantes de observação. A estação dispõe de Conselho Gestor, constituído por 30 membros eleitos, com representantes do Poder Público, Sociedade Civil e Empreendedores Locais e a presidência é exercida pelo representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Iedo Rodrigues Vitor. A unidade possui ainda sede, garagem para barco de fiscalização e caminhonete.

Sede da Estação Ecológica Rio Preto localizada na BA-225 entre Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, no Oeste baiano – Foto: Darlan Alves Lustosa | Portal do Cerrado

Este paraíso ecológico guarda uma rica biodiversidade, com uma fauna exuberante e diversificada. É um refúgio para espécies ameaçadas de extinção, sendo comum a ocorrência de veado, cotia, tatu, tamanduás bandeira e mirim, raposa-do-campo e o imponente e simbólico, considerado o maior felino das américas, a onça pintada que, de tão importante e significativo para o ecossistema regional, estampa a logomarca da Estação Ecológica do Rio Preto.

Em se tratando de flora, é comum a ocorrência de Ipês amarelo, rosa e roxo, Caju-do-cerrado, Buriti, Jatobá, Angelim, Aroeira-do-sertão, Baraúna, Jacarandá e Peroba.

Árvores nativas da Estação Ecológica Rio Preto- Foto: Portal do Cerrado

Segundo o Gestor da Estação Ecológica do Rio Preto, Iedo Rodrigues Vitor, a maior ameaça à estação é a caça, “Devido a exuberância de animais e o risco de incêndios florestais, considerando que o território da Unidade é cercado de propriedades com empreendimentos agropecuários e cortado por uma rodovia
BA 225, que liga Formosa do Rio Preto a Santa Rita de Cássia”, afirma Iedo Vitor.

Para proteger a área, a Estação Ecológica possui um quadro composto por 16 servidores, dentre os quais são 12 vigilantes armados, que divididos em equipes, garantem a segurança em tempo integral, Guarda-parques que realizam o monitoramento em rondas motorizadas em moto e em barco, “Eles percorrem todas as trilhas, mirantes e o curso do Rio Preto para coibir presença de caçadores, incêndios e demais ameaças a integridade ambiental da Estação. Além de operações de fiscalização conjunta, envolvendo a Policia Militar, CIAC e Policia Ambiental”, finalizou Iedo.

A Estação Ecológica do Rio Preto integra o grupo de Unidade de Proteção Integral, a mais protetiva, considerando que a maioria no Brasil são do outro grupo, de Uso Sustentável. Devido a exuberância de sua fauna é considerada um “zoológico a céu aberto” e está prestes a receber pesquisadores e acadêmicos de três instituições: UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia, UNEB – Universidade do Estado da Bahia e Secretaria de Educação de Formosa do Rio Preto, constituídos em seis Projetos de Pesquisas Científicas.

Sobre Redação 6425 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
4 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Miriam Hermes

Parabéns pela matéria.