Um estudante de 14 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por divulgação de notícia falsa, as chamadas fake news. O adolescente teve sua condução realizada pelo delegado Arnaldo Monte e pelo investigador da Polícia Civil Marcelo Gomes, por volta das 10h de quinta-feira (20).
No momento da condução, ele teve o acompanhamento do Conselho Tutelar. Conforme o delegado, Dr.º Arnaldo Monte, o estudante e menor havia propagado conteúdo com teor terrorista sobre ataque à escolas do município.
LEIA TAMBÉM:
Na quarta-feira (19), outro estudante, também adolescente, com 13 anos, foi apresentado a Delegacia de Polícia por uma monitora de um ônibus escolar, após o aluno ostentar um minicanivete. Foi feito contato com a direção da escola onde ele estuda e também do Conselho Tutelar que acompanhou o caso. Em seguida, o menor entregue a sua genitora. Neste caso não é possível associar o porte do minicanivete à ataques.
Na semana passada, o delegado já havia tranquilizado a população e em especial a comunidade escolar sobre possíveis ataques. Na ocasião ele disse para a comunidade se manter tranquila, diante das divulgações das fake news. (leia aqui)
“A Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar está monitorando as falsas informações, disseminadas nas redes sociais e grupos de Whats App da cidade, sobre possíveis atentados nas escolas. Os responsáveis dentro de pouco tempo serão intimados e sofrerão as penalidades estabelecidas pela Lei”,
destacou o delegado na semana anterior.
“Agora vamos dá continuidade as ações preventivas e fazer o possível para proteger nossos professores e, em especial nossas crianças e adolescentes”,
disse o delegado ao Portal do Cerrado nesta sexta-feira (21).