Famílias são desabrigadas após chuvas em Angical no Oeste da Bahia

Uma barragem também estourou e deixou várias pessoas ilhadas. Não há sinais de feridos.

Reprodução: Gilmar Nascimento

O município de Angical  também sofre em consequências das fortes chuvas que caem na região Oeste da Bahia neste domingo (26). Pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas e precisaram de apoio da prefeitura, depois que o riacho da Redenção transbordou e atingiu ribeirinhos da sede do município. Casas caíram e outras foi foram interditadas. A Prefeitura de Angical alocou os desabrigados em casas alugadas. Pontes  no município foram destruídas e diversas estradas interditadas por conta das chuvas.

Foto/Reprodução Gilmar Nascimento

No Assentamento de Reforma Agrária uma barragem em Ouriçangas rompeu e deixou diversas pessoas ilhadas. Muitas delas foram passar o Natal com as famílias que moram  em comunidades como Mandacaru, Cágado e não podem retornar. Uma estrada alternativa via Caiçara, o volume de água e lama dificulta o tráfego de veículos.

 

Na BA-447 que liga ao distrito de Missão de Aricobé está interditada em vários trechos. Neste domingo (26), o prefeito Emerson Mariano, conhecido como Mezo se dirigiu ao local acompanhado de prepostos do Consid – Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia para avaliar os riscos e na tentativa de recuperação da via.

Em vídeo postado nas redes sociais, mostra a estrada que liga a região de Missão de Aricobé a Cotegipe  completamente tomada pelas águas e trechos completamente destruídos. Um trecho de serra também cedeu no distrito.

 

 

 

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Angical, Gilmar Nascimento, tanto a Câmara como a Prefeitura prestam atendimentos as famílias desabrigadas  com alojamentos, além de fornecimento de alimentos.

Ainda de acordo com o vereador, a Defesa Civil e outras autoridades estaduais e federais já foram comunicadas das ocorrências no município.

A BA-465 que liga Angical a Barreiras também enfrenta problemas com buracos causados pelas chuvas.

 

Sobre Darlan Alves Lustosa 8388 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
5 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários