Presa na Operação Joia da Coroa em 29 de novembro em um desdobramento da Operação Faroeste, a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA, e desembargadora Maria do Barreto Santiago, enviou recados ao Ministério Público Federal – MPF de que quer delatar. As informações são coluna Radar, da revista Veja.
A desembargadora é investiga por supostamente participar de uma esquema de vendas de setenas no Tribunal de Justiça da Bahia, onde ela já foi presidente eleita em 2015. A Operação Faroeste foi desencadeada pela Polícia Federal para investigar um esquema de venda de sentenças relacionada à grilagem de terras no município de Formosa do Rio Preto.
O ministro do STJ Og Fernandes decretou a prisão preventiva dela depois que a Procuradoria-Geral da República obteve elementos de que ela estaria destruindo provas e descumprindo a ordem de não manter contato com funcionários do tribunal.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia –TJBA determinou nova prisão preventiva do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio por suspeita de receber propina de R$ 1 milhão em um dos processos ligados à
O juiz Sérgio Humberto de Quadro Sampaio, preso desde 2019 por envolvimento em um esquema de vendas de sentenças no TJBA- Tribunal de Justiça da Bahia, teve a conversão da prisão preventiva em para domiciliar.
as informações são do Bahia Notícias O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça-STJ, determinou que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia-SSP-BA encaminhe para a Polícia Federal-PF todo material produzido no curso da