Formosa do Rio Preto realiza primeira feira do município

Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

O Sindicato do Trabalhadores Rurais do município de Formosa do Rio Preto (BA), distante 1.050 km de Salvador, capital da Bahia, promove hoje (27) durante todo o dia, a 1ª Feira da Agricultura Familiar, em Frente ao Sindicato, localizado à Av. Bahia, centro da cidade.

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na gestão anterior, fez uma tentativa de realização da feira livre no município. Na época os produtos eram adquiridos em Barreiras para que fossem revendidos do município, o que inviabilizava devido ao preço e a qualidade do produto.

Produtos Artesanais das Veredas do Rio Preto, produzidos na Comunidade de Cacimbinha em Formosa do Rio Preto(BA)

Nesta tentativa do Sindicato, além de produtos produzidos no município, advindo da agricultura familiar e sem o uso de agrotóxicos, o artesanato de capim-dourado produzido na comunidade de Cacimbinha e sua linha de remédios caseiros apoiados pela Agência 10senvolvimento ligada a Diocese de Barreiras se faz presente. Além da Associação Pró-Cultura com seus artesãos, também criadores de caprinos da região do vale do Rio Preto

Estiveram presentes, o prefeito Termosires Dias,  Salustiano Batalha Secretário Municipal de Agricultura, Vereador Meletinha, Vereador Hermínio, a Secretária de Políticas Estratégica, Ronúbia Dias e o o ex-prefeito Manoel Afonso de Araújo que foi muito aplaudido em sua fala.

“Com a modernização social e tecnológica, além do advento de produtos industrializados e transgênicos, as grandes empresas de comércio e os grandes mercados ganharam espaço e a preferência de uma grande camada dos consumidores. Mesmo assim, as feiras livres perduram por milênios e não têm previsão de acabar.

As primeiras feiras livres surgiram para satisfazer a necessidade de troca dos mais variados produtos entre as pessoas. Foi a partir de muitas delas que surgiram, ao seu redor, cidades, comércios e as primeiras relações interpessoais relacionadas à negociação” . Nas palavras da enciclopédia Luso–brasileira.

 

Atualizada as 10:29 pra exclusão de nomes.

 

 

Sobre Darlan Alves Lustosa 7973 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários