Formosa do Rio Preto vive surto de gripe da variante H3N2, diz prefeitura

Número de atendimento triplicou no sistema de saúde do município

Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago em Formosa do Rio Preto - BA - Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

A prefeitura de Formosa do Rio Preto confirmou nesta quarta-feira (5) que o município vive um surto de gripe, o que tem sobrecarregado o sistema de saúde do município. No primeiro dia do ano, o Portal do Cerrado já havia noticiado o aumento no número de atendimentos na unidade hospitalar por conta da gripe.

Ontem a Diretora Clínica do hospital municipal, Drª Raquel Araújo confirmou ao Portal do Cerrado o aumento. “Nas últimas semanas temos visto esses casos aumentarem de forma rápida, congestionando o atendimento das unidades de saúde. O hospital por exemplo tinha uma média de aproximadamente 100 atendimentos/dia , nas últimas semanas esse número triplicar“, afirmou.

Em nota divulgada nas redes sociais nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal da Saúde comunicou que o município tem um surto da variante H3N2 e alertou a população para o uso de máscaras e higienização constante das mãos para evitar o contágio.

O Portal do Cerrado também indagou a Diretora Clínica sobre testagem de pacientes com sintomas gripais para detecção da Covid-19 e em casos negativos para doença, se há coleta de material para testagem da H3N2 e enviado a Laboratório Central da Bahia – Lacen/BA. Ela afirmou no entanto, que os pacientes que estão dentro da janela estão sendo testados.

O site também solicitou a quantidade de atendimentos, por idade, sexo e origem (urbana/rural) e espera os dados para compilação. Também entrou em contato com Secretaria Estadual da Saúde da Bahia – Sesab para saber quantos casos há de H3N2 e se há algum óbito relacionado com H3N2 no município, e espera retorno.

Sobre Redação 6104 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários