Funerária interditada não causou danos a população e nem ambientais

Foto: Darlan A. Lustosa

As atividades da funerária Santa Rita, localizada em Formosa do Rio Preto no extremo oeste da Bahia, teve sua interdição revogada parcialmente pela Vigilância Sanitária ontem (30).

A empresa havia sido penalizada na sexta-feira (26) , por realizar, segundo a Vigilância Sanitária do município, um procedimento conhecido como tanatopraxia, que consiste na retirada de sangue do corpo, substituindo por substância de preservação. Este procedimento está em fase de liberação pelo Órgão.

Ainda na segunda-feira Drª. Malena Gomes, advogada que representa a empresa autuada, contestou a ação afirmando ter havido claro um excesso na atuação da empresa por ter realizado a interdição integral por conta de irregularidades supostamente constatadas na clínica de tanatopraxia.

A Vigilância Sanitária do Município acatou o recurso interposto e as atividades de vendas de planos, urnas e ornamentos fúnebres, ficando somente a clínica interdita até que seja apresentada a documentação para liberação.

É uma empresa que está estabelecida desde de 2011 e presta bons serviços e nunca foi registrada nenhuma falta tributária e muito menos sanitária. Embora tenha sido constatado uma irregularidade na documentação e não causou um evento danoso ao meio ambiente e a população. O que falta é assinatura em contrato com Retec, empresa especializado em recolher este tipo de resíduo, para apresentação junto ao Órgão competente, diz Drª Malena Gomes

Cumprindo protocolo, a fiscalização por parte do município, foi ocasionada depois de uma denúncia anônima feita a vigilância do município.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8346 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários