Governo Federal suspende recursos para vigilância em Saúde em dois município do Oeste da Bahia

Reprodução

Nove municípios baianos terão suspensos repasses para a área de vigilância em saúde já no próximo mês, entre eles Luis Eduardo Magalhães e Serra do Ramalho no oeste da Bahia. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23). Os repasses são destinados a ações de vigilância, prevenção e controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Segundo a portaria do Ministério da Saúde estão na lista além dos dois municípios do oeste, as cidades de Capim Grosso, Catu, Itaberaba, Jeremoabo, Rio Real, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

A alegação para suspender os recursos foi de que as prefeituras não atualizaram os sistemas de informação para Agravos de Notificação (Sinan), para Nascidos Vivos (Sinasc) e para Mortalidade (SIM). Um monitoramento feito neste mês teria constatado as irregularidades. As áreas com os repasses suspensos são: Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS) e Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS).

Sobre Darlan A. Lustosa 9725 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, e atua com foco no desenvolvimento comunitário e na defesa dos direitos humanos. Com registro profissional 6978/BA, é um entusiasta da política como instrumento de transformação social e acredita no poder da informação para promover mudanças reais na sociedade.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários