O Ministério da Agricultura liberou nesta segunda-feira (22) mais 51 agrotóxicos. Com a liberação de hoje já chega a 262 o número de produtos liberados só este ano. A informação é do G1.
Utilizado no combate a insetos que atacam frutas e grãos – como a mosca branca e o psilídeo – o princípio ativo sulfoxaflor está em seis desses agrotóxicos.
O sulfoxaflor é relacionado à diminuição de enxames de abelhas e ainda é estudado fora do país. Conforme o governo, o uso do produto no Brasil deverá seguir as orientações estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Os agricultores precisarão seguir algumas normas, como evitar a aplicação em períodos de floração das culturas, o estabelecimento de dosagens máximas do produto e de distâncias mínimas de aplicação em relação à bordadura para a proteção de abelhas não-apis (aquelas sem ferrão).
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
Com 301 votos a favor e 150 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) um projeto de lei que flexibiliza o controle a aprovação de agrotóxicos no Brasil. A votação teve duas abstenções.
Um estudo publicado hoje pela Agência Pública mostra que foram detectados cerca de 15 agrotóxicos na água consumida em Formosa do Rio Preto, no extremo oeste da Bahia. Oito deles são associados a doenças crônicas
Após sete horas de discussão, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 6.299/02, que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no país, aprovou nesta segunda-feira (25) o