Hanseníase: quando suspeitar?

Você conhece alguém com Hanseníase? Sabe a forma de transmissão e sintomas? Neste episódio o Dr. João de Magalhães dará mais detalhes sobre o assunto

Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube

A hanseníase é uma doença antiga, mas ainda muito comum no Brasil. Só para você ter uma ideia de acordo com o Ministério da Saúde entre 25 e 30 mil pessoas são contaminadas com essa doença todo ano.

A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobaterium leprae. Sua transmissão ocorre principalmente pelas vias aéreas, através do contato com gotículas de saliva ou secreções nasais e normalmente para que você pegue, precisa ter bastante tempo de contato ou seja você tem que ter convivência muito próxima e prolongada com um paciente que apresente a forma transmissora, chamada multibacilar .

Quando você deve suspeitar que está com Hanseníase?

  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, mas principalmente nas áreas mais frias, como orelhas, cotovelos, joelhos, glúteos e extremidades.
  • Problemas de sensibilidade: Nas áreas acometidas pela doença a pessoa pode ter perda da sensibilidade térmica, ou seja, dificuldade em perceber calor e frio: Você pode avaliar isso fechando os olhos da pessoa e colocando nas áreas suspeitas (tem alguma mancha nessa área?)  algum objeto quente e depois um objeto frio. Se ele não conseguir falar qual objeto é quente e qual é o frio, você deve entender isso como um sintoma de hanseníase.
  • Problemas motores: Algumas pessoas notam uma redução na força e passam a derrubar objetos mais facilmente, ou notam que estão deixando o chinelo sair dos pés facilmente.
  • Presença de áreas de pele seca e com falta de suor e áreas bem definidas com quedas de pelos especialmente nas sobrancelhas.
  • Além das lesões de pele, a hanseníase pode levar a uma sensação de formigamento ou dormência nos pés ou nas mãos; dor e sensação de choque, fisgadas ou pontadas no trajeto dos nervos, principalmente nos braços e das pernas. Diferente muitas pessoas comentam: Se encostar na pele do paciente você não pega a hanseníase. 

Uma vez iniciado o tratamento a pessoa com hanseníase não transmite mais a doença.

 A hanseníase tem cura!

O tratamento é disponível gratuitamente na rede pública e o diagnóstico precoce juntamente com o tratamento feito de maneira correta são as melhores medidas para evitar o desenvolvimento de complicações e evitar a propagação da doença.
Fonte: Brasil 61

Sobre Darlan Alves Lustosa 8428 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários