HMPV: Conselho recomenda monitoramento de sintomas na Bahia

HMPV conselho recomenda monitoramento, metapneumovírus humano
Ilustração de partículas do HMPV - Imaagem: FioCruz

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) reforçou nesta segunda-feira (13) a importância da vacinação contra gripe e Covid-19, além do monitoramento de pessoas com sintomas respiratórios que chegam aos terminais do estado. A medida responde ao alerta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o metapneumovírus humano (HMPV), uma ameaça para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O alerta ocorre após alta na circulação de vírus respiratório na China.

De acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Gêmeos, o período pós-festividades populares e sazonal de viroses aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias. Nesse cenário, a vacinação torna-se uma ferramenta indispensável para conter a disseminação do HMPV e outras viroses.

  • Ações recomendadas:
    • Regularizar a caderneta de vacinação.
    • Buscar os postos de saúde para imunização, especialmente grupos prioritários.

Campanhas de conscientização e ampliação de postos de vacinação em locais estratégicos, como drive-thrus e espaços de grande circulação, também são essenciais para proteger a população.

O CES-BA destaca a importância do monitoramento nos aeroportos e terminais de cruzeiros, considerando o fluxo de turistas que podem trazer doenças respiratórias de outras regiões. A orientação e testagem desses viajantes são fundamentais para identificar possíveis surtos e evitar a disseminação do HMPV.

  • Medidas necessárias:
    • Sensibilização de profissionais dos Núcleos de Epidemiologia.
    • Qualificação de equipes de vigilância sanitária.
    • Parcerias entre secretarias e organizações para ampliar a cobertura.

Cuidados para grupos vulneráveis

Os idosos, crianças e pessoas com comorbidades enfrentam maiores riscos. Por isso, além da vacinação, o uso de máscaras e a adoção de medidas de higiene em casos de sintomas gripais continuam indispensáveis. O CES-BA também reforça a necessidade de testar sintomáticos e alertar viajantes sobre o risco de doenças respiratórias.

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8588 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários