Hoje é comemorado o Dia Nacional da Mulher Negra

do G1/Bahia

Há seis anos, o 25 de julho é celebrado como o Dia Nacional da Mulher Negra e Dia de Tereza de Benguela, no Brasil. A data foi inspirada pelo Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado em julho de 1992.

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído através da Lei nº 12.987 de 2 de junho de 2014.Nascida no século XVIII, Tereza de Benguela chefiou o Quilombo do Piolho – ou Quariterê – nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, a primeira capital do Mato Grosso.

Sob o comando dela, a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa e veio a cometer suicídio após se recusar a viver sob regime de escravidão.

Desde muito antes de datas comemorativas marcadas em calendários, a vida de mulheres negras, seja no Brasil ou fora dele, é marcada por lutas, quebra de preconceitos e paradigmas e a busca por espaço, escuta e afeto.

O racismo marca a vida de pessoas negras, mas não pode ser fator condicionante de existência. Por isso, neste ano, o G1 convidou mulheres negras não para falarem sobre suas dores, mas sim sobre suas conquistas, descobertas e reflexões para 2020.

Sobre Redação 5906 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários