Hospital do Oeste promove capacitação de seus profissionais com curso de libras

Os colaboradores do Hospital do Oeste (HO) estão se preparando para receber melhor ainda os pacientes com deficiência auditiva que procuram a unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras. Visando oferecer um acolhimento mais inclusivo a esse público, o HO firmou parceria com a ONG Movimento de Inclusão e Qualificação do Especial Independente (MIQUEI) para que seus profissionais sejam capacitados na Linguagem Brasileira de Sinais. O curso de libras terá duração de seis meses e irá capacitar os participantes na interpretação, compreensão e reprodução da língua de sinais.

Para a líder do Hospital do Oeste, Marina Barbizan, trata-se da implantação de “um projeto de inclusão, humanização e diminuição de obstáculos”, uma vez que o treinamento facilitará a abordagem, não só de pacientes surdos, como dos próprios colaboradores da unidade que apresentam esta deficiência: “Perceber que muitos indivíduos passam por dificuldade para se expressar no ambiente hospitalar e que seremos intermediários para ajudá-los, facilitando e proporcionando um atendimento diferenciado em seu tratamento de saúde, nos causa orgulho”, avalia a líder do HO.

A expectativa é positiva também entre os colaboradores da unidade. A técnica de enfermagem Gilvana Gomes, por exemplo, não tem dúvida de que a capacitação terá um papel relevante na relação dos profissionais que atuam no complexo hospitalar com os pacientes com deficiência auditiva: “A comunicação é muito importante para quem procura um atendimento médico e, como muitos profissionais da Saúde ainda não sabem se comunicar em libras, penso que essa iniciativa irá ajudar muito esse público que precisar de atendimento no HO”.

Sobre Redação 5911 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários