Juca Chaves morre aos 84 anos em Salvador

Nascido no Rio de Janeiro, Juca será cremado neste domingo na capital baiana, onde vivia.

Juca Chaves, Salvador, Bahia
Morre em Salvador o músico e humorista Juca Chaves, aos 84 anos - Foto: Reprodução Carta Capital.

Morreu na noite de sábado (25), o músico e humorista Juca Chaves, aos 84 anos, no Hospital São Rafael, em Salvador, na Bahia, onde estava internado há 15 dias. Conforme o hospital, Juca morreu “devido à complicações de problemas respiratórios”. A família pediu para que mais detalhes não fossem divulgados.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O velório está previsto para começar às 14h30 deste domingo, no Cemitério Bosque da Paz, também em Salvador. O corpo de Juca Chaves será cremado, às 16h.

Juca Chaves ficou reconhecido por burlar a censura e criticar a ditadura nos anos 1960 com suas composições. Exilado do Brasil em 1970, o artista buscou refúgio em Portugal – onde também manteve seu tom crítico diante o regime político do país europeu.

Nascido no Rio de Janeiro e considerado um dos principais nomes da Bossa Nova, Juca ficou conhecido como “O Menestrel Maldito” graças ao apelido dado pelo Poeta Vinicius de Moraes. O compositor era casado e tinha duas filhas, Maria Clara e Mariana Morena.

Juca Chaves, Salvador, Bahia
Juca Chaves em foto de 2018. Artista morreu em Salvador, na Bahia, onde vivia. — Foto: Redes sociais

Formado em música clássica, Juca começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, sempre com humor ácido, inteligente e com críticas sociais.

O músico foi candidato ao Senado pela Bahia em 2006 pelo PSDC e usou da poesia e do humor para pedir votos. Ele não foi eleito, mas a campanha de versos marcantes divertiu os baianos na época.

Juca era casado, desde 1975, com Yara Chaves, com quem vivia na capital baiana.

Com g1 e Carta Capital

About Darlan Alves Lustosa 8327 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários