Justiça suspende decreto que permitia funcionamento do comércio em Corrente (PI)

O Art 4º flexibilizada a abertura de vários estabelecimentos comerciais, da indústria e serviços no município

Foto: Reprodução Portal Corrente

com informações do Portal Corrente

A juíza da vara única da Comarca de Corrente determinou a suspensão parcial de um decreto municipal que flexibilizava o funcionamento do comércio em geral na cidade de Corrente, no extremo Sul do Piauí, incluindo academias, templos religiosos salões de beleza entre outros. A Justiça acatou um pedido da Defensoria Pública do Piauí.

O decreto municipal do dia 27 de abril previa a abertura parcial de estabelecimentos do comércio, da indústria, e da prestação de serviços e igrejas.

“A realidade é o enfrentamento de uma pandemia. A atividade econômica, sem descurar de sua importância, não pode sobressair sobre a vida humana. Não há economia sem a vida humana”,

ressaltou o defensor público Eduardo Ferreira Lopes que requereu, em caráter de tutela de urgência, a anulação do decreto.

Além de determinar a suspensão do decreto, a juíza Viviane Kaliny Lopes de Sousa determinou que o Município apresente no prazo de 48 horas as medidas adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus, informando, entre outros, a quantidade de leitos disponíveis, incluindo UTIs, para receber pacientes com a covid-19, a quantidade de testes rápidos existentes e os mecanismos e critérios utilizados para testagem da população. Em caso de descumprimento está prevista multa diária no valor de R$ 10 mil.

Na decisão, a juíza considerou que a cidade de Corrente é um polo na região do Extremo-Sul piauiense. 

About Darlan Alves Lustosa 8325 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários