Kim Jon-un se organiza para o encontro com Trump

CC01. PYONGYANG (COREA DEL NORTE), 10/04/2018.- Fotografía cedida por Agencia Central de Noticias de Corea del Norte (KCNA), fechada este lunes, 9 de abril de 2018, muestra una reunión del Buró Político del Comité Central del Partido de los Trabajadores de Corea celebrada bajo la guía de Kim Jong Un, presidente del WPK y presidente de la Comisión de Asuntos Estatales de la RPDC, en Pyongyang (Corea del Norte). EFE/KCNA/SOLO USO EDITORIAL
Agência Brasil

Com três generais de seu núcleo de poder afastados, o ditador norte-coreano Kim Jong-un começou a arrumar as malas para o encontro com o presidente Donald Trump, em Cingapura, na terça-feira da semana que vem.

Um dos generais demitidos, Ri Myong-su, chefe do Estado-Maior, foi confidente de Jong-il, o pai de Kim. Os outros dois eram o chefe da Defesa e o diretor do birô político das Forças Armadas.

Essa reorganização em Pyongyang foi noticiada em Seul, na vizinha Coreia do Sul, filtrada por serviços secretos. Pode não ser verdadeira, como em alguns exemplos do passado.

Os cargos vagos já estariam ocupados por jovens militares. O especialista em Coreia do Norte Kim Yong Hyun vê a reforma como sinal de que Kim Jong-un está mesmo decidido a ter um país em desenvolvimento sem armas nucleares a continuar pobre com armas nucleares.

Outra análise é a de que, com seus jovens militares no comando, ele viajará tranquilo para Cingapura, sem medo de golpe.

Como Kim Jong-un ainda é “pobre”, para Donald Trump, a Casa Branca está estudando uma forma discreta de pagar a estadia dele, enquanto durar as negociações.

*O jornalista Moisés Rabinovici é comentarista da Rádio Nacional e apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, na TV Brasil
Sobre Darlan Alves Lustosa 8269 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários