Governo entrega laboratório de referência em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Ascom/Bahia
Mais uma importante entrega na área da saúde foi realizada pelo Governo do Estado no oeste baiano. O governador Rui Costa, que participou da abertura da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, nesta terça-feira (5), inaugurou o Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR), onde serão feitos diagnósticos referentes à imunologia, hormônios e bacteriologia.
A unidade também atenderá outros 14 municípios da região. “Trata-se de um investimento muito importante para toda a região. Vamos ajudar a reduzir os custos das prefeituras, pois deveremos fazer muito mais exames do que eram feitos antes, mas a um preço menor. Garantimos equipamentos modernos e toda a estrutura”, ressaltou o governador, que também oficializou a entrega de viaturas para a região da Bacia do Rio Grande, beneficiando as cidades de Luís Eduardo Magalhães, com um veículo, e Formosa do Rio Preto e Barreiras, com dois veículos, cada.
Laboratório
O Estado transferiu R$ 1,42 milhão para o Fundo Municipal de Saúde e garantiu a construção e compra de maquinário para o Laboratório de Referência. Em função da doação desse montante, pelo Governo, “a unidade vai fazer, ainda, exames de Saúde Básica, abrangendo hematologia, bioquímica, histologia e sumário de urina”, detalhou o coordenador do LMRR, Juacélio Nunes.
“São máquinas automatizadas, de primeira linha. Posso garantir que em todo o oeste baiano não há um laboratório desse porte”, completou Juacélio. Na oportunidade, também foi entregue uma caminhonete, que será usada para vigilância e inspeções.
Bahia Farm Show
Aberta oficialmente nesta terça, a 14ª edição da Bahia Farm Show, maior feira agrícola do Norte/Nordeste, conta com apoio do Governo do Estado e deve movimentar, até sábado (9), mais de R$ 1,5 bilhão em negócios.
Segundo o governador Rui Costa, a feira representa a agricultura moderna. “É um orgulho para o baiano poder conferir e atestar o esforço, a dedicação empregada nesse evento. São agricultores que vêm construindo uma história de sucesso e trazendo a tecnologia como referência. Tenho orgulho de trabalhar junto com eles e de estar realizando grandes investimentos no setor, tanto para a grande agricultura, quanto para a agricultura familiar, do grande ao pequeno produtor. A Bahia tem muito potencial, por isso convido os grandes empresários a investirem aqui, para trazer o beneficiamento das cadeias produtivas e industrializar os nossos produtos”, afirmou Rui.
Espera-se que mais de 60 mil pessoas circulem pelo evento, nos cinco dias, para conferir as inovações em tecnologia agrícola e a disseminação de conhecimento oferecidas por expositores, pesquisadores e empresas do setor agrícola.

Além das novidades trazidas pelos inúmeros expositores, a feira conta com um quadro de palestras, mesas redondas e discussões, resultando em mais de 30 eventos durante os cinco dias de feira. Participam da mostra as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços.

“A feira é resultado de um ano inteiro de trabalho e planejamento. Os últimos 30 dias, especialmente, são extremamente intensos, com a montagem de 250 estandes. São cerca de 900 marcas expostas nessa feira”, contabilizou o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella.
Rui Costa, também oficializou a entrega de viaturas para a região da Bacia do Rio Grande, beneficiando as cidades de Luís Eduardo Magalhães, com um veículo, e Formosa do Rio Preto e Barreiras, com dois veículos, cada.
Sobre Darlan Alves Lustosa 8269 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários