Lagoa de Parnaguá sofre com a estiagem

A Lagoa de Parnaguá já foi a maior de todo o Piauí, hoje agoniza com sua imensa área tendo se transformado em uma especie de campo de pasto para animais que ainda conseguem se alimentar do que sobrou da forte estiagem que atinge a região sul piauiense.

A Lagoa de Parnaguá, quando cheia, possuía um volume que atingia uma área total de 12 quilômetros de extensão por seis de largura. A degradação das margens pode ter sido um dos agravantes para a atual situação.

A Prefeitura de Parnaguá criou um decreto que transformou cerca de 70 mil hectares em Parque Ambiental Municipal e em Área de Proteção Ambiental –APA Lagoa de Parnaguá, mas infelizmente a ação não impediu que boa parte da água da lagoa fosse atingida pela estiagem e degradação.

Hoje resta torcer que o próximo período de chuvas seja intenso o suficiente para deixar a lagoa com o mesmo volume de água de vinte anos atrás.

as informações são do site Cidade Verde

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários