O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva do PT, oficializou na manhã deste sábado deste sábado (7) sua pré-candidatura à presidência da República, ao lado de Geraldo Alckmin. O evento em São Paulo reuniu apoiadores de todo o Brasil, e foi lançado o movimento ‘Vamos juntos pelo Brasil’.
No evento Lula pediu união e a reconstrução da pátria em defesa da soberania nacional. Entre militantes e deputados, o tom era de confiança na disputa pela Presidência da República. A pré-candidatura do ex-presidente é composta com um ex-tucano, que no passado já foram inimigos políticos. A junção das duas forças políticas tem o objetivo de derrotar o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Para evitar problemas com a legislação eleitoral, que só permite candidaturas após o dia 13 de agosto, o lançamento da pré-campanha é chamado de movimento Vamos Juntos Pelo Brasil.
O evento em São Paulo contou com a cúpula petista da Bahia. Estava presente o pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PR), o pré-candidato a vice-governador na chapa petista no estado, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador Geraldo Júnior (MDB), o governador Rui Costa, o Senador Jaques Wagner e presidente do PT baiano Éden Valadares. O senador Otto Alencar (PSD) também se fez presente ao lado do deputado federal Bacelar.
Ao longo do evento, também foram exibidos vídeos no telão com a trajetória de Lula em seus dois governos. Também foi mencionado o período em que o ex-presidente ficou preso pelas investigações da Lava-Jato e a anulação de sua condenação.
Depois de Alckmin, Lula discursou lendo e improvisando. “Hoje é um dia especial, inclusive saio daqui, Haddad, na expectativa de que nós vamos comer chuchu com lula. E acho que a nossa companheira Bella Gil pode abrir um espacinho no restaurante dela de lula e chuchu, que eu acho que vai ser o prato predileto de todo ano de 2022. E esse prato se tornará o prato da moda para o Palácio do Planalto a partir das eleições”
com Bahia Noticias e UOL