Formosa do Rio Preto

Formosa do Rio Preto: mãe é presa por estupro com morte de filha

A Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, na Bahia, prendeu na noite de quarta-feira (18) uma mulher de 35 anos, condenada a 24 anos e dois meses de prisão por estupro do companheiro contra a própria filha, na época, uma menina de apenas 3 anos. A vítima não resistiu e morreu no mesmo dia em que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães, na mesma região da Bahia.

A prisão foi realizada pela 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após o cumprimento de mandado expedido pela Vara de Jurisdição Plena da comarca local.

A presa terá o nome ocultado, considerando que ela tem filhos menores na cidade, neste caso, para preservar a identidade deles. Contudo, ela foi considerada culpada por crimes de estupro de vulnerável por omissão, conforme o artigo 217-A do Código Penal combinado com o artigo 13, §2º, alínea “a”. A Justiça entendeu que ela sabia dos abusos cometidos pelo companheiro, não impediu os crimes e também retardou o socorro médico, o que resultou na morte da menina.

Vítima agonizou por 15 dias antes de morrer, diz decisão judicial

A criança foi levada no dia 3 de janeiro de 2022 à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães com febre e sinais de infecção grave. Apesar dos esforços da equipe médica, ela morreu no mesmo dia. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras confirmou abuso sexual, apontando lesões graves na região anorretal, no intestino e nos pulmões.

Na época, o caso foi inicialmente investigado pela Delegacia de Luís Eduardo Magalhães. O delegado Joaquim Rodrigues, que acompanhou o caso no início, relatou que os indícios clínicos levaram à denúncia por parte da equipe médica da UPA. Posteriormente, o inquérito foi transferido para a Delegacia de Formosa do Rio Preto, sob responsabilidade do delegado Arnaldo Alves do Monte.

Segundo a sentença, a vítima teria agonizado por cerca de 15 dias antes de morrer, e a mãe, mesmo percebendo os sintomas, demorou a procurar atendimento. Em depoimento, o médico legista que realizou a necropsia afirmou que, se a menina tivesse sido levada a tempo, havia chance de sobreviver.

Além da condenação da mulher, o companheiro dela, também foi sentenciado por estupro de vulnerável com violência real. Ele foi preso no cemitério de Formosa do Rio Preto, logo após o sepultamento da filha.

O casal perdeu a guarda dos outros filhos, que passaram a viver sob responsabilidade de uma tia com acompanhamento do Conselho Tutelar e de uma psicóloga.

Prisão

Após condenação definitiva, ela estava foragida e escondida no povoado onde morava à época do crime. A equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) recebeu informações sobre seu paradeiro e cumpriu a ordem judicial. De acordo com a 86ª CIPM, a presa foi levada à Central de Flagrantes e, em seguida, será encaminhada ao Conjunto Penal de Barreiras, onde começará a cumprir a pena em regime fechado.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Ponte desaba em Formosa do Rio Preto e caçamba cai em rio

Inaugurada ano passado, ponte sobre o Rio do Ouro, desaba em Formosa do Rio Preto,…

% dias atrás

Vendaval pode atingir 350 cidades da Bahia

Vendaval pode atingir cerca de 350 cidades da Bahia, no primeiro fim de semana da…

% dias atrás

Fã invade palco e morde Natanzinho Lima durante show na Paraíba

Fã invade palco e morde o cantor Natanzinho Lima durante show na cidade de Tavares,…

% dias atrás

Bahia chega ao pior momento na Série A após derrota para o Vasco

Esporte Clube Bahia chega a 25ª rodada do Campeonatado Brasileiro de Futebol

% dias atrás

Homem é preso por ameaçar ex-companheira em Barreiras

Homem de 22 anos é preso em Barreiras, na Bahia, acusado de violência doméstica contra…

% dias atrás

Acidente com micro-ônibus deixa feridos em Seabra, na Chapada Diamantina

Acidente com micro-ônibus na BR-242 deixa feridos no trecho de Seabra, na Chapada Diamantina, na…

% dias atrás

This website uses cookies.