Mais de 30% de energia eólica e solar do Brasil é gerada na Bahia

Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia

Bahia gera mais de 30% da energia eólica e solar do país em 2019, aponta SDE — Foto: Divulgação/SDE

Com aumento da geração de energia eólica e solar fotovoltaica na Bahia em 2019 em relação ao ano de 2018 em torno de 50%, o estado lidera nacionalmente, com mais de 30% de geração de energia por fonte eólica (31,8%) e solar fotovoltaica (33,7%) em 2019. As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE/Bahia.

Segundo a SDE já foram investido mais de R$ 20 bilhões nos parques que estão em funcionamento no estado com geração de 32,2 mil empregos.

.

Placas de energia solar na Bahia — Foto: Divulgação/SDE

Segundo informou a Secretaria de janeiro a novembro de 2019, a capacidade de 15.152 Gigawatts (GW) hora/ano gerada é capaz de abastecer 126 milhões de residências/ano, alcançando 378 milhões de habitantes/ano. A Bahia tem 165 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 4GW e mais de 1.340 aerogeradores.

Os parques implantados já beneficiaram 20 municípios, entre eles Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetité, Cafarnaum e Campo Formoso. Outros 43 parques estão em construção e 40 parques com construções previstas.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8429 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários