Apesar dos percalços, a vida é cheia de bons exemplos, com pessoas mostrando suas forças diariamente, algo próprio da natureza humana, enfrentando e vencendo os desafios impostos por ela. Exemplo é o que o formosense Armindo Nunes, de 53 anos, segue ao se espelhar em Domingos Bispo e enfrentar de novo a prova do Enem. DB como é conhecido, é ex-prefeito de Formosa do Rio Preto e iniciou o curso de Direito aos 62 anos, passando no exame da OAB aos 69. Aos 80 é advogado, com atuação por tribunais da Bahia.
O exame, aplicado neste domingo (12), é usado como alternativa para quem deseja realizar o sonho de cursar o ensino superior ou mesmo mudar de carreira.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Armindo é a pessoa mais velha a fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, em busca de um sonho e ele é determinado. Neste segundo dia de aplicação, ele chegou ao local de prova de bicicleta ao lado de seu filho. Outros dois filhos dele também estão fazendo o Enem em 2023.
Mas até o ano de 2015, Armindo tinha pouca instrução normativa como ele mesmo diz, mas voltou a frequentar a escola depois de adulto. Resistente e com muita perseverança, não parou mais de estudar. Quando jovem havia deixado os estudos pela imposição dos afazeres do trabalho para superar as dificuldades. Começou a trabalhar cedo, deixando Formosa do Rio Preto para se dedicar a labuta e em busca de oportunidades. Ainda naquele ano, resolveu que deveria fazer uma reviravolta em sua vida e o caminho seria a educação. Entrou para o programa de educação de jovens e adultos, para concluir o ensino fundamental. Depois da conclusão, resolveu então fazer o ensino médio e em seguida, acreditou que poderia mais ao entrar da faculdade de Ciências Contábeis, mas com o sonho em se tornar advogado.
No passado, chegou a ganhar uma bolsa do Pró-Uni para cursar Direito em uma faculdade particular em Luís Eduardo Magalhães, mas radicado em Formosa do Rio Preto, não poderia deixar a família. Resolveu então, para não perder o pique, fazendo contabilidade.
Em 2023, ele continua altivo, ativo, resistente e almejando cursar Direito, voltando a fazer a prova do Enem, para mostrar que nunca é tarde para se reinventar.
Armindo indica uma visão de mundo construída na lida da sua condição de trabalhador, mas ele é ao mesmo tempo, símbolo de resistência e força. Todos nós deveríamos vibrar com aplausos com a história desse formosense que vence barreiras todo dia. Como disse Guimarães Rosa, o sertanejo é, antes de tudo, um forte!
Da lhe Armindo..
Essa rapaziada de hoje só pensa em fumar viper..etc…