Seguindo determinação do Ministério da Agricultura (MAPA), os pecuaristas da Bahia e de todos os estados que compõem o Bloco IV, deverão vacinar apenas os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses contra a febre aftosa na 1º Etapa de 2022, programada para o próximo mês de Maio. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi informada do procedimento por meio de OFÍCIO-CIRCULAR Nº 12/2022/DSA/SDA/MAPA e vai realizar a inversão das estratégias de imunização dos animais jovens em todo o estado.
Segundo o órgão federal, a próxima campanha destinada exclusivamente aos animais jovens visa garantir a oferta oportuna de vacina contra a febre aftosa nas etapas de vacinação de 2022. A medida do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério tem o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), responsável pelas vacinas no Brasil. “Diante da proximidade da suspensão da vacinação obrigatória contra Febre Aftosa em nosso estado como também em todos aqueles que compõem o Bloco IV, vamos seguir as orientações estabelecidas pelo MAPA”, afirmou o diretor geral da Agência, Oziel Oliveira.
Vale lembrar que a 2.ª etapa, em novembro deste ano, será destinada a todos a bovídeos de todas as idades. “É importante o estabelecimento das ações de defesa em conformidade com instâncias superiores e demais blocos integrantes do grupo para manter os níveis de vigilância e sanidade dos rebanhos”, avaliou o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola. Os estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa são, BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP e TO.