“Medo é mais exaustivo do que trabalho”, desabafa enfermeira Nayara Lisboa

Nayara Lisboa, 32 anos, trabalha no Hospital de Ceilândia cidade satélite de Brasília e é filha de Bira Lisboa.

Nayara Lisboa - Arquivo Pessoal

do Portal Metróples.com

“O medo que a gente tem é mais exaustivo do que o próprio trabalho do dia a dia. Eu uso esse medo a meu favor, para me proteger ainda mais”, relata a enfermeira Nayara da Silva Lisboa, 32 anos, responsável pela ala de isolamento respiratório do pronto-socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), criada no final de março exclusivamente para atender pacientes da Covid-19.

Nayara conta que a nova realidade é impactante porque o inimigo – o novo coronavírus – é praticamente desconhecido e todos precisam aprender na prática, diariamente.

“A gente lida no dia a dia com muitas doenças graves, mas sabemos que elas têm remédio e o que fazer para não ser contaminado. Essa doença [Covid-19] é muito nova. A gente fica com medo porque não sabe as consequências, assim como foi com o zika vírus. Aumenta a tensão do trabalho também porque os pacientes chegam preocupados, nervosos, com muito medo”,

relata.

A enfermeira conhece alguns colegas de profissão que foram infectados pelo vírus. No hospital onde ela trabalha, 10 pessoas já foram infectadas. Para evitar a contaminação, ela tenta se proteger ao máximo com os equipamentos de proteção individual (EPIs) e a higienização das mãos. “Minha mão já está ressecada de tanto que eu lavo e passo álcool”, brinca. “Mas não adianta de nada usar luvas se elas estiveram infectadas. Depois que tudo isso passar, vão ter coisas boas que vão ficar, como o uso correto dos EPIs”, acredita.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários