Minha Casa Minha Vida Rural beneficia famílias no Oeste da Bahia

Moradores de Brotas de Macaúbas assinam contratos para construção de moradias dignas com apoio do programa federal.

minha casa minha vida rural, Brotas de Macaúbas, Oeste da Bahia
Agricultores familiares de Brotas de Macaúbas assinam contrato para construção de moradias pelo Minha Casa, Minha Vida Rural - Foto: Marta Medeiros/ Ascom CAR

Nesta terça-feira (29), 48 famílias de comunidades tradicionais do município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, deram um passo importante rumo à moradia digna. Elas assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de suas casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

A ação resulta da parceria entre os governos da Bahia e Federal, com apoio da Caixa e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e assegura direitos habitacionais no campo.

Moradia digna no campo fortalece a agricultura familiar

A assinatura dos contratos marca uma nova etapa no acesso à casa própria no meio rural. Segundo Guilherme Rodrigues, coordenador da CAR, esse avanço garante dignidade às comunidades e amplia o impacto das políticas públicas voltadas à permanência no campo.

Além da formalização do processo, o momento permitiu orientações diretas às famílias sobre o andamento das obras. A regularização da documentação pelas associações, sindicatos e cooperativas foi essencial para viabilizar o projeto.

Projeto garante casas sustentáveis e inclusão social

Cada unidade habitacional terá 63,71 m², com três quartos, sala e cozinha integradas, banheiro, varanda e sistemas de captação de água da chuva e energia elétrica.

Além das casas, será realizado um Trabalho Técnico Social, com ações de geração de renda, saúde, educação ambiental e fortalecimento do cooperativismo. O objetivo é respeitar as particularidades locais e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Depoimentos reforçam impacto da política habitacional

Karoline Sodré Alves, da Comunidade Nova Vista, comemorou o início da obra da futura residência. “Essa casa vai mudar muita coisa na minha vida. É um sonho que agora se torna realidade”, disse emocionada.

Mariléia Aparecida dos Passos, moradora da Comunidade Malhada, também celebrou: “Agora terei um lar para viver com meu filho. Vamos viver com mais dignidade e segurança.”

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9717 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários