Ministério da Agricultura confirma segundo caso de gripe aviária na Bahia

Os dois casos são em cidades do Sul do estado.

Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, IAAP,
Trinta-réis-real — Foto: Reprodução/Elisa Ilha

O Mapa – Ministério da Agricultura confirmou nesta quinta-feira (15), o segundo caso de gripe aviária na Bahia. Desta vez a ocorrência no município de Prado, a 50 km de Caravelas, onde foi identificado o primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), no último dia 7. (leia aqui)

Conforme nota da Adab, em ambos os casos, a IAAP foi confirmada em aves silvestres da espécie Trinta-réis-real e nos locais onde elas foram encontradas não existem estabelecimentos avícolas próximos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O MAPA reforça que a produção comercial no país segue livre da doença. Portanto, o status sanitário do Brasil e da Bahia continuam como Livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal. Vale salientar que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos, podendo a população consumir esses produtos normalmente.

Também não há quaisquer problemas quanto ao abastecimento de carne e ovos na Bahia ou no Brasil.

Por fim, as entidades do governo reforçam as medidas de prevenção junto à sociedade. Por exemplo não tocar em aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes.

Nesses casos, a população deve entrar em contato com o INEMA através do Disque Fauna (71) 99661-3998.

gripe aviária, bahia
Bahia registra segundo caso de gripe aviária – Imagem: Ministério da Agricultura
Sobre Darlan Alves Lustosa 8447 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários