Morre Orlando Tapajós, o construtor de trios elétricos

Foto: Evandro Veiga | Correio da Bahia

O construtor de trios elétricos Orlando Tapajós, de 84 anos, faleceu na noite deste sábado (16), às 22h55, após período internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador. Com a Caetanave, seu Orlando foi quem montou pela primeira vez a estrutura que deu origem ao modelo atual do trio elétrico. No Instagram, o neto do carnavalesco, lamentou a morte do avô, a quem atribuiu a alcunha de a “última lenda viva da verdadeira história do Carnaval da Bahia”. “Fisicamente morre a última lenda viva da verdadeira história do Carnaval da Bahia, mas o seu legado está perpetuado, quem conhece a história do Trio Elétrico, sabe a que me refiro. Um homem que nunca largou o Carnaval da Bahia mesmo quando largaram ele”, escreveu.

Em vida, Orlando Tapajós contou ao Correio que passava dificuldades. “Não tenho nada, só essa aposentadoria de R$ 900 e pouco, minha única renda oficial. Só de remédios, pago quase R$ 500 por mês. A sorte é que meu filho paga o aluguel e as contas de água e luz”, disse. Na postagem em homenagem a Orlando, postada no Instagram, o neto agradeceu o avô pelo aprendizado. “Meu avô Orlando Tapajós, obrigado por tudo. Obrigado por ter me ensinado de forma simples o que é ser um “Tapajós”, pois o “Tapajós” sempre foi e continuará sendo apenas o senhor. Engraçado que sempre me perguntam no meu meio profissional: ‘Neto, como você consegue isso?’, ‘Neto, você não desiste por quê?’ Etc etc… Pois bem, daí vem o alicerce da força e determinação da Família Tapajós”, escreveu Neto Tapajós ao postar uma foto de Orlando tirada no Carnaval 2018, o último registro do carnavalesco na festa que ajudou a criar.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários