Morre Ronald Levinshon, sócio de controladora do Condomínio Fazenda Estrondo em Formosa do Rio Preto

Reprodução: 247

Morreu na manhã desta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro, aos 81 anos, Ronald Levinsohn. A informação da morte é do jornalista Lauro Jardim.

Ronald Levisohn era sócio da Delfin Rio S/A Crédito Imobiliário, umas das três empresas controladoras do Condomínio Fazenda Estrondo em Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia. As outras duas, Colina Paulista S/A e a Companhia de Melhoramentos do Oeste da Bahia (CMOB), tem como sócias, as filhas dele, Priscilla e Cláudia Levisohn.

O Agronegócio Condomínio Cachoeira Estrondo é uma espécie de condomínio de fazendas, composto por 22 empreendimentos que atuam no setor agropecuário.

Ele foi um dos mais poderosos nomes do mercado financeiro brasileiro dos anos 70. Era dono da Delfin, a maior caderneta de poupança no Brasil, que quebrou espetacularmente em 1983.

Em 1975 foi sócio de Rodman Rockefeller, filho de Nelson Rockefeller no empreendimento Cidade Vista Verde, na cidade de São José dos Campos, projetado para ser um bairro de classe alta, sem muros e com elevado grau de arborização.

Nos anos 90, Levinsohn foi controlador do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade do Rio de Janeiro, que abrigou nos quadros da universidade o hoje ex-astrólogo Olavo de Carvalho. Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli também deram aulas na UniverCidade.

Envolvido em diversos escândalos, o fazendeiro chegou a ser preso, em julho de 2016, no âmbito da Operação Recomeço, um desmembramento da Lava Jato.

Essa operação investiga a associação criminosa para crimes contra o sistema financeiro pela venda de títulos imobiliários aos fundos de pensão Postalis, dos Correios, e Petros, da Petrobras. Outras quinze pessoas foram detidas à época – além de Levinsohn, neto de um executivo inglês da Swift Foods Company – por contribuírem com o esquema.

Com informações de O Globo, de Olho nos Ruralista e Brasil 247

Sobre Darlan Alves Lustosa 8338 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários