Mutirão Desospitaliza do Governo da Bahia, supera a marca de 700 pacientes atendidos

Tássio Coordenador do SAMU de Formosa do Rio Preto e equipe conduzem Diego para sua casa. Imagem: Divulgação Hospital do Oeste

Dos seus quase cinco anos de vida, o menor D.B.N. passou 1348 dias internados no Hospital do Oeste em Barreiras (BA). Com diagnóstico de Doença de Werdnil Hoffmann (atrofia muscular espinhal tipo I), após todo esse tempo vivendo no hospital, ele pode retornar pra casa em Formosa do Rio Preto, onde continuará o tratamento  graças ao Mutirão de Desospitalização promovido pela Sesab.

O menino é um dos mais de 700 pacientes beneficiados pelo Mutirão da Desospitalização. O programa possibilita que os pacientes contemplados sejam assistidos em casa, por equipes multidisciplinares, ou em unidades de menor porte. Mesmo sendo agora acompanhando pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município onde reside, a criança continuará tendo o Hospital do Oeste como referência.

Para viabilizar o retorno de D.B.N. a equipe do Mutirão Desospitaliza disponibilizou materiais e equipamentos necessários como o ventilador pulmonar, além de outros materiais necessários para o tratamento.

“A ideia é poder fazer com que os pacientes possam estar em locais mais próximos de sua residência, junto com seus familiares, o que é o mais importante. Além disso, há a liberação leitos para atender pacientes de maior complexidade”,afirma o secretário da Saúde do Estado Fábio Vilas-Boas.


Com informações da Ascom/Sesab

Sobre Darlan Alves Lustosa 8392 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários